Visita do Gamaliel a Cocal dos Alves

12994389_1196573777019741_6232999946084822979_n

A má qualidade da educação básica pública é reconhecida por todos, até pelos poderes públicos, mas algumas exceções que existem merecem respeito e destaque, além de servirem de exemplo, como é o caso da Escola Augustinho Brandão.

Quando se fala em uma escola destaque pensa-se que a mesma está situada em uma cidade subdesenvolvida, mas a escola Augustinho Brandão vence as barreiras socioeconômicas. Situada em Cocal dos Alves, um pequeno município da mesorregião norte do estado do Piauí, com pouco mais de 5 mil habitantes, que ocupam uma área de 288 km2, de economia predominantemente rural.

A Escola Augustino Brandão é um exemplo de sucesso, com os seus alunos obtendo dezenas de medalhas em olimpíadas de matemática e química, prêmios nacionais de astronáutica, astronomia e física e, no Enem, ficando acima da média nacional. Em 2010, a escola aprovou todos os alunos que fizeram o vestibular. Todos!

Daí surge à indagação: qual o segredo do sucesso educacional dos alunos da Escola Augustinho Brandão, de Cocal dos Alves? A escola tem recebido caravanas e caravanas com estudantes e estudiosos da educação para saber o que acontece aqui. E a diretora Aurilene vieira diz que ‘não precisa não’. Basta que cada um faça o seu papel e faça isso com engajamento. Seja professor porque você quer ser professor e não porque lhe falta opção na vida. Seja gestor porque você quer conduzir aquela escola proporcionando o melhor para o aluno, e não porque você quer fugir de uma sala de aula. Seja sistema porque você tem ideias para contribuir e quebrar os paradigmas que forem necessários.

Uma equipe enfrentante do projeto Gamaliel do Sertão foi à Cocal dos Alves na referida escola para buscar orientações, pois os modelos devem ser seguidos, aquilo que está dando certo deve ser utilizado como espelho para os que estão querendo desenvolver projetos no mesmo âmbito. Se uma coisa está dando certo é porque alguns métodos que estão sendo desenvolvidos estão fazendo com que voos sejam alçados. Segundo a diretora foi a primeira instituição escolar que visitou a escola.

Lá fizemos parceiros, conversamos com todos os profissionais da escola, buscando sempre elencar os pontos que dão certo para trazermos para o Gamaliel. Os funcionários da escola tonaram-se parceiros do Projeto Gamaliel, eles acreditam na transformação pela educação, pois são prova viva desta mudança.

Esta visita somou muito ao nosso projeto, além do apoio, saímos de lá cheios de esperança por ver que uma cidade menor que Umari conseguiu, mostrando-nos que o julgado impossível é possível sim.

#FAÇAPARTEDESSESONHO

Receba nossos informativos por e-mail


Publicidade

Fale conosco


Rua Dom Quintino, 167 - Centro Umari, Ceará - CEP 63.310-000.

......................................

© Instituto de Educação Gamaliel, 2024 Todos os direitos reservados