Instituto Gamaliel recebe doação de sanfona e contrata professor especialista no instrumento

WhatsApp Image 2019-02-15 at 18.25.42

O Instituto Gamaliel ganhou um novo incentivo para expandir as próprias atividades na área musical. Neste mês de fevereiro, recebemos a doação de um acordeon Michael 120 baixos vermelha. A partir desta ação, poderemos oferecer oportunidades para que os jovens participantes da nossa iniciativa aprendam a tocar um instrumento tão precioso e ligado intimamente às raízes sertanejas.

O acordeão — também conhecida como sanfona, no imaginário popular — é um dos principais objetos de popularização da cultura nordestina, em âmbito nacional e internacional. É de reconhecimento coletivo a genialidade de artistas como Luiz Gonzaga e Dominguinhos, que, com muita emotividade e talento, conseguiram traduzir os mais profundos sentimentos através deste valoroso instrumento, criando clássicos como “Eu Só Quero Um Xodó” e “Asa Branca”.

A sanfona foi doada diretamente pelo Senador da República Eduardo Girão, eleito pela população do nosso estado no último processo eleitoral. Recentemente, Girão visitou Umari e conferiu presencialmente as atividades do nosso projeto. Após se sensibilizar com a iniciativa que atende dezenas de jovens e está em período de expansão, comprometeu-se a realizar a doação, que foi recebida com muito carinho por todos.

Junto com a concessão da sanfona, o Instituto se empenhou a contratar um professor especialista no assunto, oriundo da cidade de Cajazeiras/PB. A pretensão é que, a partir deste passo inicial, esta novidade seja estruturada e possa tomar rumos semelhantes a outra atividade já presente no instituto.

Atualmente, o Gamaliel já conduz o projeto Ruah do Sertão, onde crianças tocam flautas doces em horários contrários ao que estão no colégio. Como citado anteriormente em outra produção do nosso blog, a atividade é apontada por especialistas como responsável pelo desenvolvimento da mente humana, bem como promover equilíbrio e autoconfiança para os jovens.

Projeto de Flautas Ruah do Sertão

https://www.instagram.com/eduardogiraooficial/

Receba nossos informativos por e-mail


Publicidade

Fale conosco


Rua Dom Quintino, 167 - Centro Umari, Ceará - CEP 63.310-000.

......................................

© Instituto de Educação Gamaliel, 2019 Todos os direitos reservados